Cp banner

Cuidados Paliativos em Oncologia - Turma 9

Cp
17 vídeos
14 provas
34 textos
12 horas

Descrição do curso

Como identificar pacientes elegíveis para os Cuidados Paliativos, assim como entender o conceito, a filosofia  e compreender o seu papel na assistência à saúde.

Categoria: Cuidado Multidisciplinar


Informações gerais

Objetivo

  • Entender o conceito e aspectos éticos dos Cuidados Paliativos;
  • Compreender a avaliação e elegibilidade dos pacientes de Cuidados Paliativos;
  • Mostrar os sintomas mais frequentes em oncologia na terminalidade.
  • Compreender Cuidados Paliativos em Pediatria.

Público alvo

Profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, terapeuta ocupacional, nutricionistas e farmacêuticos.

Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar aos alunos, vídeo aulas permeadas por entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de promover diversos tipos de interações.


Bibliografia

ANCP Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Manual de Cuidados Paliativos. São Paulo, 2º ed. Ed Sulina, 2012.

TWYCROSS R, Wilcock A. Thorp S. Palliative Care Formulary PCF4. Radcliffe Medical Press, Oxford, 2011.

O que você vai aprender

Professores


Ana Lúcia Lopes Giaponesi - Coordenadora do Curso

Enfermeira; pós-graduada em Insuficiência Cardiorrespiratória em UTI; especializada em Acupuntura; formação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar; coordenadora do comitê de Cuidados Paliativos da ABRALE.

 

Dalva Yukie Matsumoto

Médica oncologista; Membro da Diretoria do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM/SP); secretária geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP 2014-2015).

 

Débora Cristina Genezini Costa

Psicóloga hospitalar; mestre em Gerontologia pela PUC-SP; psicóloga da clínica acallanto; docente do curso de especialização em gerontologia da PUC-SP; membro do comitê de Cuidados Paliativos da ABRALE.

 

Rita Tiziana Verardo Polastrini

Enfermeira, Especialista em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Diplomada em Cuidados Paliativos pela Associación Pallium Latino América Buenos Aires Argentina – Chancela de Oxford UK.

Comece agora