Di banner

Diagnóstico das Patologias Onco-hematológicas em Pediatria - Turma 9

Di
31 vídeos
12 provas
47 textos
12 horas

Descrição do curso

Oferecer conteúdos básicos que contribuam para o diagnóstico precoce e o rápido encaminhamento do paciente com suspeita de câncer para confirmação diagnóstica e tratamento em serviço de referência. Assim, é possível que o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento seja reduzido, possibilitando aumento da chance de cura.

Categoria: Diagnóstico


Informações gerais

Objetivo

  • Apresentar Definição, Incidência, Epidemiologia, Sinais e sintomas,

  • Diagnóstico clínico e laboratorial;

  • Estadiamento;

  • Fatores prognósticos;

  • Emergências como quadro inicial das patologias onco-hematológicas;

  • Relação com o sistema de saúde (organização do sistema de referência e contra-referência);

  • Relação com o paciente (humanização do atendimento);

  • Apresentação de casos dentro de cada aula.

Público alvo

Médico Generalista (pediatra geral, pronto-socorro, ESF) em busca de aprimoramento e médicos recém-formados.

Pré-Requisito

Ter conhecimentos básicos de pediatria geral.


Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar a nossos alunos, vídeo aulas cinematográficas permeadas por reportagens, entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de recursos tecnológicos para promover diversos tipos de interações inclusive transmissão de aulas ao vivo.

O que você vai aprender

Professores


Dr. Vicente Odone Filho - Coordenador do Curso

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo. Ex- fellow em Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital St. Jude em Memphis, Tennessee. É Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo. É responsável pelo Serviço de Onco-Hematologia Pediátrica do ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo. Diretor-Presidente da Fundação Pró-Sangue - Hemocentro de São Paulo. Suas principais linhas de pesquisa são: fatores determinantes do surgimento do câncer pediátrico, mega quimioterapia com resgate hematopoiético, modificadores biológicos da resposta terapêutica e a criança após o tratamento antineoplásico.


Dra. Carolina Sgarioni Camargo Vince

Pediatra Assistente do Departamento de Pediatria da Unidade de Oncologia Pediátrica do Instituto da Criança do ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo. 


Dr. Gabriele Zamperlini Netto

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1999-2004). Especialização - Residência em Pediatria, USP - Universidade de São Paulo (2005-2007). Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2008). Especialização - Residência em Cancerologia Pediátrica - Departamento de Oncologia e Hematologia Pediátrica do  ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo (2007-2009). Fellowship Clínico em Oncologia e Hematologia Pediátrica, The Hospital For Sick Children, Universidade de Toronto, Canadá (2012-2014).


Dra. Priscilla Lubraico Pereira Proetti

Pediatra Assistente do Departamento de Pediatria – Unidade de Oncologia Pediátrica do ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo.


Katia Regina de Oliveira

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP - Universidade de São Paulo (1986) e Especialização em Administração de Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP - Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Coordenadora Administrativa do Serviço de Onco-hematologia do ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo.


Dra. Maria Lúcia de Martinho Lee

Hematologista Pediátrica. Médica responsável pelas Leucemias do Instituto de Oncologia Pediátrica / GRAACC / UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Chefe do Laboratório de Hematologia do Instituto de Oncologia Pediátrica / GRAACC / UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Membro da Equipe de Oncologia Pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein.


Dra. Melina Brumatti

Possui graduação em Medicina - Faculdades Integradas Padre Albino (2006). Especialização em Pediatria pelo Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, São Paulo (2009). Especialização em Cancerologia Pediátrica pelo  ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo (2011). Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2012). Atualmente é médica assistente da Unidade de Cancerologia Pediátrica do ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria. Atuando principalmente nos temas: pediatria, cancerologia pediátrica e medicina.


Dra. Nathalia da Silva Halley

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (2008). Residência Médica de Pediatria na USP - Universidade de São Paulo (2009-2011).

Comece agora