Banner tumores solidos

Diagnóstico dos Tumores Sólidos em Adultos - Turma 2

Tumores
21 vídeos
10 provas
17 textos
12 horas

Descrição do curso

Ao final desse curso, o aluno deve estar apto a identificar os principais sinais e sintomas das doenças oncológicas mais prevalentes na população brasileira, saber pedir e analisar os exames iniciais para consubstanciar o diagnóstico, orientar o paciente e conhecer as vias de encaminhamento para que ele seja rapidamente atendido em serviço de referência de tratamento oncológico.

Assim, é possível que o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento seja reduzido, possibilitando aumento da chance de cura.

Categoria: Diagnóstico


Informações gerais

Objetivo

  • Apresentar Definição, Incidência, Epidemiologia, Sinais e sintomas,

  • Diagnóstico clínico e laboratorial;

  • Estadiamento;

  • Fatores prognósticos;

  • Relação com o sistema de saúde (organização do sistema de referência e contra-referência);

  • Relação com o paciente (humanização do atendimento), Apresentação de casos dentro de cada aula.

Público alvo

Médico Generalista (clínico geral, pronto-socorro, ESF) em busca de aprimoramento e médicos recém-formados.

Pré-Requisito

Aluno deve ter conhecimentos básicos em medicina geral.

Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar a nossos alunos, vídeo aulas permeadas por entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de recursos tecnológicos para promover diversos tipos de interações inclusive transmissão de aulas ao vivo.

O que você vai aprender

Professores


Dra. Nise Yamaguchi

Médica Oncologista e Imunologista com experiência no cuidado personalizado de mais de 11.000 pacientes. Tem Mestrado em Imunologia e Doutorado com pesquisa em marcadores moleculares, pela USP, em conjunto com o MD Anderson Cancer Center –Texas. Dirigiu a Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica-Estado de São Paulo, de Psico-Oncologia, de Cuidados Paliativos e de Apoio ao Paciente com Câncer e hoje dirige o Instituto Avanços em Medicina.

 

Antônio Carlos Buzaid

Graduado pela USP onde recebeu o prêmio Fundação Rockfeller de Melhor Aluno de Cadeiras Básicas. Realizou um Fellowship em Hematologia e Oncologia na Universidade do Arizona. Como professor, Dr. Buzaid ministrou aulas na Universidade de Yale e no Hospital MD Anderson Câncer Center. Em 1998 criou, conjuntamente com os médicos Raul Cutait e Frederico Costa, o Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês do qual foi diretor.  É Membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia Dayan-Daycoval do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Dr. Marcelo Langer Wroclawski

Fellow em Uro-Oncologia na Universidade de Toronto, Canadá. Atua como Chefe do Departamento de Urologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em São Paulo e integra a Equipe de Transplante de Rim do Hospital Israelita Albert Einstein, como urologista.

 

Dr. Silvio E. Bromberg

Especialista em Obstetrícia, Ginecologia e Mastologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com aperfeiçoamento – Fellow – em Mastologia pelo Instituto dei Tumori di Milano, na Itália. Doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da USP e pós-doutorado em Mastologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

Atualmente é professor afiliado da disciplina de Mastologia do departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina e mastologista titular do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Dr. Ricardo Sales

Cirurgião Torácico - Hospital Israelita Albert Einstein e professor da Pós-Graduação Multiprofissional Einstein (SP). Médico da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Residência e Especialização na Universidade de Campinas (UNICAMP) e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina. Ex-Fellow Instrutor Pittsburgh (University of Pittsburg Medical Center -UPMC) / Boston (BU) nos Estados Unidos, com Doutorado em Pesquisa Cirúrgica na Santa Casa de SP.

 

Dra. Angelita Gama

Graduada pela Universidade de São Paulo (USP), onde também realizou Doutorado e Livre Docência. É Professora Emérita de Cirurgia e criou a disciplina de Coloproctologia no Hospital das Clínicas. Fez especialização em coloproctologia na Inglaterra, no St’ Marks Hospital, em Londres.

Foi Presidente da International Society of University Colon and Rectal Surgeons, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Sociedade Latinoamericana de Coloproctologia.

Fundou e preside a ABRAPRECI – Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino. É detentora de 51 Prêmios Científicos e ministrou mais de 800 conferências em Congressos, Cursos e Jornadas Médicas, aqui e no exterior. É também editora de 15 livros científicos.

 

Dr. Jesus Paula Carvalho

Professor Livre Docente da USP onde fez graduação em Medicina e Doutorado em Obstetrícia e Ginecologia. Atualmente é Professor Associado MS 5 da Faculdade de Medicina da USP, Departamento de Obstetrícia. Coordenador do Serviço de Ginecologia Oncológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP. Membro do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Membro da International Gynecologic Cancer Society.

 

Dr. Pedro  Luiz Usón Júnior

Possui graduação em Medicina e Residência em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. Fez Residência em Oncologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente é médico oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, e atua na área de pesquisa e tratamento dos tumores do aparelho digestivo.

Comece agora