Enf banner

Enfermagem em Oncologia - Turma 11

Enf
16 vídeos
20 provas
17 textos
12 horas

Descrição do curso

O curso apresentará como: relacionar as terapias direcionadas ao paciente, integrar os conhecimentos teóricos na administração dos agentes antineoplásicos, identificar o papel do enfermeiro diante das reações farmacológicas, conhecer o mecanismo de ação de cada tratamento, avaliar exames laboratoriais e identificar as necessidades do paciente e família durante o tratamento.

Categoria: Cuidado Multidisciplinar


Informações gerais

Objetivo

  • Atender as necessidades de infusão dos antineoplasicos e suas reações adversas;
  • Acompanhar o tratamento com radioterapia assim como seus efeitos adversos;
  • Atentar para inovações tecnológicas;
  • Identificar as vantagens e desvantagens do uso de cateter venoso central e as demais vias de administração de medicamentos;
  • Orientar pacientes e familiares durante o tratamento oncológico.

Público alvo

Enfermeiros, técnicos em enfermagem e profissionais da saúde.


Pré-Requisito

Ter conhecimentos básicos em assistência de enfermagem.

Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar aos alunos, vídeo aulas permeadas por entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de promover diversos tipos de interações.


Bibliografia

BONASSA, E.M.A; Gato, M.I. Terapêutica oncológica para enfermeiros e farmacêuticos, 4° edição. São Paulo: Atheneu, 2012.

BUZAID, A.C;Lima, C.M.R; MALUF, F.C. Manual de oncologia Clinica Brasil.6° edição, SP, Dendrix, 2012

HOSPITAL A. C. CAMARGO. Manual de Padronização de Condutas e Rotinas Terapêuticas em Oncologia. São Paulo, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DO CÃNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Coordenação de Educação. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 2° edição. Rio de Janeiro: INCA, 2012.

INSTITUTO NACIONAL DO CÃNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3° edição. Rio de Janeiro: INCA, 2008.

SAAD, E.D; MALUF, F.C; HOFF, P.M. Oncologia em evidência. 1° edição, São Paulo: Dendrix, 2010.

O que você vai aprender

Professores


Eloise Cristiani Borriel Vieira - Coordenadora do Curso

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993), Aprimoramento de Enfermagem em Infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas (1994) e Mestrado em Ciências da Saúde (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Atualmente é: Tutora em EAD pela FIOCRUZ, Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista - UNIP, Docente de pós-graduação em Enfermagem Oncológica da - FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas e Coordenadora do Comitê de Enfermagem da ABRALE. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em: Hematologia, Oncologia, Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (TCTH) e na área Acadêmica: Gestão Educacional, Docência em Graduação, Pós-Graduação e Tutoria em EAD.


Joyce Caroline Dinelli Ferreira

Bacharelado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Aprimoramento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital Servidor Público Estadual. Fez Especialização em Enfermagem Oncológica Hospital pelo A. C. Camargo e MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem experiência na área de Enfermagem em: Acreditação Hospitalar (Joint Commission, ONA, Canadense, Magnet),  Gerenciamento e Vigilância de Risco , Indicadores de Qualidade e Segurança e Avaliação dos Serviços de Oncologia. Atualmente trabalho no Hospital Israelita Albert Einstein.


Lidiane Soares Sodre da Costa

Possui graduação em enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo (2006), obtenção de título de proficiência técnica em enfermagem em Hematologia e Hemoterapia pela ABHH, especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica, especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Albert Einstein - Ensino e Pesquisa. Atualmente é enfermeira sênior do Hospital Israelita Albert Einstein - unidade de Transplante de Medula Óssea, membro do comitê científico de enfermagem da ABRALE e docente convidada em aulas da Pós Graduaçao do Albert Einstein - Ensino e Pesquisa. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Efermagem Oncológica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem oncológica, onco-hematologia e transplante de células tronco-hematopoiéticas.


Suzana Azevedo Mosquim

Enfermeira responsável pela unidade de transplante de células tronco hematopoiéticas do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Especialista em administração hospitalar pela São Camilo, Titulo de especialização em transplante e hemoterapia pela ABHH e pós graduação em Oncologia  pela fundação Antonio Prudente.

Comece agora