Fisio banner

Fisioterapia em Oncologia - Turma 9

Fisio
30 vídeos
15 provas
39 textos
12 horas

Descrição do curso

Orientar a atuação da fisioterapia em onco-hematologia, para que ao final do curso o aluno esteja apto a reconhecer as principais particularidades do paciente com câncer e as condutas fisioterapêuticas mais adequadas no cenário hematológico.

Categoria: Cuidado Multidisciplinar


Informações gerais

Objetivo

  • Introduzir conceitos básicos da fisioterapia em onco-hematologia;
  • Promover capacitação do aluno para diagnosticar as principais disfunções cinético-funcionais causadas pela doença e pelo tratamento oncológico;
  • Difundir o conhecimento referente à atuação da fisioterapia em onco-hematologia baseado em comprovações científicas;
  • Capacitar o aluno na escolha de estratégias de atendimento mais adequadas diante do paciente com câncer hematológico.

Público alvo

Fisioterapeutas, residentes e aprimorandos em fisioterapia.

Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar a nossos alunos, vídeo aulas cinematográficas permeadas por reportagens, entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de recursos tecnológicos para promover diversos tipos de interações inclusive transmissão de aulas ao vivo.

Bibliografia

Cipolat S, Pereira BB, Ferreira FV. Fisioterapia em Pacientes com Leucemia:

Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Cancerologia 2011; 57(2): 229-236

Spelman, Andrea Buck, et al. "The Effects of Exercise on Quality of Life and

Function in Patients with Leukemia Currently Undergoing Treatment: A Systematic

Review of the Literature." Rehabilitation Oncology 33.3 (2015): 6-18

O que você vai aprender

Professores


Dra. Ana Paula Oliveira

Fisioterapeuta pela Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo. Especialização em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar pela AC Camargo. Coordenadora do Comitê de Fisioterapia da ABRALE e membro da ABFO - Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia.


Dra. Paula Tonini

Especialista em Fisioterapia em Oncologia pela ABFO - Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia e COFFITO (2012) e SBFC - Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Cancerologia (2003). Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UNIFESP-EPM) e Insuficiência Respiratória e Cardiovascular e em Fisioterapia em Oncologia (Hospital do Câncer - AC Camargo). Atuação em Fisioterapia Hospitalar desde 2002 e membro do Comitê de Fisioterapia da ABRALE.

 

Dra. Talita Rodrigues 
Especialista em Reabilitação Aplicada a Neurologia Infantil - UNICAMP. Especialista no Método Pilates - UNIP. Fisioterapeuta do Grendacc - Grupo em defesa da criança com câncer e membro do Comitê de Fisioterapia da ABRALE. 

 

Dra. Bianca Azoubel de Andrade

Fisioterapeuta coordenadora no Serviço de Onco hematologia Pediátrica do  ITACI- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo. Membro do Comitê de Fisioterapia da ABRALE.


Dra. Jaqueline Munaretto Timm 

Mestranda em Oncologia - subárea linfedema pelo AC Camargo Cancer Center. Especialista em Fisioterapia Oncofuncional pela ABFO - Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia e COFFITO. Residência em fisioterapia oncológica pelo AC Camargo Cancer Center. Especialização em Saúde da Mulher pela USP - Universidade de São Paulo. Diretora do Oncofisio, membro do Comitê de Fisioterapia da ABRALE e membro da SBCO- Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.


Dra. Priscila Mendoza

Especialista em Fisioterapia Oncológica pela FACIS; Especialista em Fisioterapia Músculo Esquelética. Fisioterapeuta pela Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo e membro do Comitê de Fisioterapia da ABRALE.

Comece agora