Banner nutricao

Nutrição em Onco-hematologia - Turma 3

Af destaque nutricao
16 vídeos
14 provas
66 textos
12 horas

Descrição do curso

Ao final desse curso, o aluno deve estar apto a identificar as complicações nutricionais decorrentes tanto da própria doença, quanto do seu tratamento e sistematizar o cuidado nutricional dos pacientes onco-hematológicos.


Categoria: Cuidado Multidisciplinar


Informações gerais

Objetivo

  • Realizar a sistematização do cuidado nutricional (triagem de risco nutricional, níveis de assistência em nutrição;

  • Avaliação do estado nutricional e metabólico;

  • Diagnóstico nutricional, acompanhamento de nutrição, gestão de nutrição e comunicação - anotação em prontuário);

  • Estimar as necessidades nutricionais dos pacientes;

  • Elaborar estratégias para melhorar a aceitação alimentar e cessar e/ou minimizar complicações decorrentes da doença e/ou tratamento e indicar  terapia nutricional (oral, enteral e parenteral) adequada antes, durante e após o tratamento;

  • Identificar o(s) problema(s) (diagnósticos de nutrição) prioritários.

Público alvo

Nutricionistas clínicas que atuem em hospitais, consultórios ou ambulatórios em busca de aprimoramento.


Pré-Requisito

Nutricionistas, independentemente do tempo de experiência, com interesse na área de Nutrição Oncológica.


Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar a nossos alunos, vídeo aulas cinematográficas permeadas por reportagens, entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de recursos tecnológicos para promover diversos tipos de interações inclusive transmissão de aulas ao vivo.


Bibliografia

  • TOSCANO BAF et al. Câncer: implicações nutricionais. Com. Ciencias Saúde. 2008; 19 (2):171-180.
  • FEARON K et al. Definition and classification of cancer cachexia: an international consensus. Lancet Oncol 2011;12;489-492.
  • LADAS EJ et al. Antioxidantes and cancer therapy: a systematic review. J. Clin Oncol 27 517-576. 2004.
  • Inquérito brasileiro de nutrição oncológica. Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva – INCA, 2013.
  • Consenso nacional de nutrição oncológica 2ª edição. Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva – INCA, 2015.
  • BATISTA Jr ML et al. Adipose tissue-derived factors as potential biomarkers in cachexia patients. Cytokine 61(2013) 532-539.
  • BASUALDO CC, Assal KA, Maba AEB. Os efeitos da curcuma na saúde. Pratica Hospitalar. Ano XIV, n80 2012.
  • WAITZBERG DL. Dieta, nutrição e câncer. Editora Atheneu.

O que você vai aprender

Professores


Carlos Rosario Canavez Basualdo - Coordenador do curso
Formado em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Estágio na Unidade de Hemodiálise e Ambulatório de Nefrologia no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); Estágio na Unidade de Internação no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP);
Aprimoramento profissional em Nutrição Clínica para paciente críticos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Sírio-Libanês – residência em Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva; Pós-graduado (Lato Sensu) em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Ibirapuera (Unib) - Centro Valéria Paschoal de Ensino; Pós-graduado (Lato Sensu) em Nutrição Esportiva pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop-MG). Mestre em Ciências da Saúde (Medicina Intensiva). Atualmente, nutricionista clínico do Hospital Sírio Libanês e coordenador do Comitê Científico de Nutrição da ABRALE.
  
Ana Claudia Oliveira
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Nutrição Clínica em Pediatria pelo Instituto da Criança do HCFMUSP. Pós-graduada em Nutrição Materno-Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nutricionista Clínica do Serviço de Onco-Hematologia do Instituto da Criança do HCFMUSP.

Ana Elisa Bombonatto Maba
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina com pós graduação em nutrição clinica funcional pelo Instituto Valeria Paschoal. Membro do Comitê de Nutrição da ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia).
 
Bianca Stachissini Manzoli 
Nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Nutrição Clínica em Pediatria pelo Instituto da Criança do HCFMUSP. Nutricionista Clínica responsável pelo ambulatório do Serviço de Onco-Hematologia do Instituto da Criança do HCFMUSP. Membro do Comitê Científico de Nutrição da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).
 
Marina Neto
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Especialista em Nutrição Clínica em Pediatria pelo Instituto da Criança do HCFMUSP. Mestre em Pediatria em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Nutricionista Clínica responsável pela Unidade de Terapia Intensiva do Serviço de Onco-Hematologia do Instituto da Criança do HCFMUSP. Membro do Comitê Científico de Nutrição da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).
 
Rafaela Moreira de Freitas
Formada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-graduada (Lato Sensu) em Terapia Nutricional em Cuidados Intensivos - GANEP. Atualmente, nutricionista clínica do Hospital do RIM e membro do Comitê Científico de Nutrição da ABRALE.

Comece agora