Banner pesquisa clinica

Pesquisa Clínica - Turma 3

Af destaque pesquisa clinica2
9 vídeos
4 provas
18 textos
4 horas

Descrição do curso

O curso pretende oferecer conhecimento teórico para os profissionais de saúde que atuam, ou pretendem atuar, na área de Pesquisa Clínica.


Categoria: Inovação e Tecnologia


Informações gerais

Objetivo

  • Contextualizar o profissional de saúde a respeito da importância da Pesquisa Clínica para o desenvolvimento de ferramentas de prevenção, diagnóstico e tratamento oncológicos, em uma visão multidisciplinar;

  • Oferecer aos alunos conhecimento sobre as normativas locais e internacionais que permeiam a Pesquisa Clínica no Brasil;

  • Estimular a elaboração e condução de ensaios clínicos pelos diferentes profissionais (médicos, dentistas, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos....) nas diferentes instituições.

Público alvo

Médicos e demais profissionais da área de saúde.

Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar a nossos alunos, vídeo aulas cinematográficas permeadas por reportagens, entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de recursos tecnológicos para promover diversos tipos de interações inclusive transmissão de aulas ao vivo.

Bibliografia

  • Brasil, Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013, Seção 1, p. 59-62.
  • Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Resolução da Diretoria Colegiada nº 9 de 20 de fevereiro de 2015. Dispõe sobre o Regulamento para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 69-72.
  • Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Resolução da Diretoria Colegiada nº 10 de 20 de fevereiro de 2015. Dispõe sobre o Regulamento para a realização de ensaios clínicos com dispositivos médicos no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 mar. 2015, Seção 1, p. 73-76.
  • Brasil, Norma Operacional nº 001 de 16 setembro de 2013. Dispõe sobre a organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/cns%20%20norma%20operacional%20001%20-%20co.... Acesso em 02 jun 2017.
  • International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use. Guideline E6 (R1) e E6 (R2) – Good Clinical Practice. Disponível em: <http://www.ich.org/products/guidelines/efficacy/article/efficacy-guidelines.html>. Acesso em: 02 jun 2017.
  • Documento das Américas: Guia de Boas Práticas Clínicas. 2005

O que você vai aprender

Professores


Greyce Lousana

Graduada em Biologia e Medicina Veterinária, Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2001), especialista em Administração Educacional.

É autora de diversas publicações na área de Pesquisa Clínica, tais como:

  • Pesquisa Clínica: abrangência, regulamentação e processos - 2017.

  • Pesquisa Clínica: Fluxos Regulatórios no Brasil (Ed. Revinter 2013).

  • Resolução 196/96 CNS/MS Entre o discurso e a ação (Ed. Revinter, 2009).

  • Boas Práticas nos Centros de Pesquisa – 1ª e 2ª Eds. (Ed. Revinter, 2008).

  • Gestão de um Centro de Pesquisa como Fator de Sucesso (Ed. Revinter, 2007).

  • Elaboração de Dossiês para CEP, CONEP e ANVISA – Guia Prático (Ed. Revinter, 2006).

  • Pesquisa Clínica no Brasil (Ed. Revinter, 2002).

  • Elaboração de Dossiês para CEP, CONEP e ANVISA (Ed. Revinter, 2002).

  • Manual de Boas Práticas Clínicas (L&F Editores, 1997).

Idealizadora e Fundadora da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica; Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica; Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais da Invitare Pesquisa Clínica; Presidente da Comissão de Animais de Experimentação em Ensino e Pesquisa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo; Coordenadora do Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa de São Paulo; Secretária Adjunta da Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas da Assembleia Legislativa de São Paulo e ex-membro do Conselho Nacional de Saúde. Atualmente, também é diretora executiva da Invitare Pesquisa Clínica e Auditoria.

Comece agora