Banner prevencao%20 1

Prevenção em Oncologia - Turma 4

Preven%c3%a7%c3%a3o
12 vídeos
10 provas
63 textos
10 horas

Descrição do curso

Compreender o conceito e princípios da Prevenção; entender quais são os principais fatores de risco modificáveis que podem aumentar a prevalência de câncer e quais as maneiras mais eficazes de combatê-los para diminuir o número de casos da doença; compreender o conceito e práticas básicas do Advocacy por políticas públicas de saúde.

Categoria: Promoção e Prevenção


Informações gerais

Objetivo

  • Entender a importância do controle dos fatores de risco modificáveis para a prevenção do câncer e melhora a qualidade de vida das pessoas como um todo;

  • Identificar e compreender os quatro principais fatores de risco modificáveis do câncer e de outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): Uso abusivo do álcool, tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo;

  • Esclarecer a importância da luta por políticas públicas de saúde como uma estratégia eficaz para a prevenção do câncer;

  • Conceituar o Advocacy e principais elementos que o compõem para possibilitar que o profissional de saúde atue na defesa de políticas públicas de saúde;

  • Falar sobre a importância da atuação do profissional de saúde com pacientes que já apresentam esses fatores de risco e como orientá-los para mudar isso.

Público alvo

Médico Generalista (clínico geral e pediatra, pronto-socorro, ESF) em busca de aprimoramento, médicos recém-formados e profissionais da saúde (equipe multiprofissional).

Metodologia

Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.

Teremos a oportunidade de apresentar aos alunos, vídeo aulas permeadas por entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de promover diversos tipos de interações.

O que você vai aprender

Professores


Alan Vendrame

Advogado, doutor em Políticas Públicas em Saúde pelo departamento de psiquiatria da UNIFESP/EPM, pós-doutor em Políticas Públicas em Saúde pelo departamento de psiquiatria da UNIFESP/EPM, pós-doutor em Public Health Law pelo Department of Commuity Medicine and Health Care da University of Connecticut School of Medicine, pesquisador em Políticas Públicas do Álcool e professor universitário.


Alice Aparecida Rodrigues Ferreira Francisco

Graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Santa Marcelina. Aprimoramento e Residência médica em Mastologia pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. Título de Especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Título de Especialista em Mamografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fundadora do Portal Pense Pink – Voluntária da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer - Projeto Pink Move. Membro do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.


Marília Albiero

Engenheira química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com pós-graduação em Marketing pela ESPM e MBA em Comércio Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Atualmente coordena a área de Inovação e Estratégia da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).


Mônica Andreis

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), Fellow no Global Tobacco Control Leadership Program / Johns Hopkins University of Public Health. Diretora Executiva da ACT Promoção de Saúde.


Paula Johns

Co-fundadora e Diretora Geral da ACT Promoção de Saúde. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA), empreendedora social Ashoka, Conselheira Nacional de Saúde. Socióloga, mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Acompanha as reuniões de negociação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e de seus protocolos desde 2000. Atua no terceiro setor desde 1998 coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública.

É palestrante em congressos nacionais e internacionais e autora de artigos e pesquisas sobre controle do tabaco e mobilização social. Foi premiada pela Organização Mundial de Saúde em 2005 e 2008 e pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer, em 2004 pelas ações desenvolvidas em controle do tabagismo.


Dr. Márcio Gonçalves de Sousa

Coordenador Grupo de Tratamento do Tabagismo – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) / SP. Especialista em Tratamento de Tabagismo – Mayo Clinic (Rochester/USA). Líder em Controle Global do Tabagismo – Johns Hopkins University (Baltimore/USA).


Camila Maranha

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo Instituto de Nutrição da UERJ. É doutoranda em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social da UERJ. Membro da Frente pela Regulação da Relação Público Privado em Alimentação e Nutrição.

Comece agora